PLAYBOOK

Um Playbook ou “manual de instruções” é um documento utilizado em ambientes corporativos com a finalidade de orientar e instruir detalhadamente como devem ser executadas as tarefas nos respectivos processos em que são realizadas.

A padronização de processos nas diversas áreas da organização com o uso de um Playbook oferece aos gestores a tranquilidade de saber como estão sendo realizadas as atividades nos diversos processos pois todos os participantes, depois de treinados, são conhecedores da forma como devem realizar as tarefas necessárias, com a qualidade desejada.

Como elaborar um Playbook

Para elaborar um Playbook adequado a cada processo de negócio da empresa de forma que não se transforme em um transtorno para os executores das tarefas é recomendado adotar a seguinte sequência:

  1. Identificar o processo

    A reunião deve ser agendada com antecedência e todos os documentos pertinentes ao processo (objetivos, layout, Fluxogramas, legislação normativa, indicadores de resultado, POP’s, manuais de boas práticas, etc.) devem ser apresentados.

    A condução do evento deve ser feita com o objetivo de identificar os pontos positivos e negativos do processo, bem como as dificuldades em sua realização (tempo, custo, tecnologia, necessidades).

    O organograma da empresa deve ser apresentado pelos organizadores, mostrando as conexões existentes entre os departamentos, enquanto que as apresentações das etapas e passos do processo em análise devem feitas pelos integrantes da equipe que o executa.

    As etapas e passos do processo devem ser identificadas e descritas minunciosamente.

    A melhoria do processo por meio de redesenho ou automação deve ser sugerida neste instante.

    Todos os resultados, observações e sugestões precisam ser anotados e tabulados, uma vez que os passos seguintes irão se utilizar dessas informações.

    Se uma reunião não for suficiente, outras devem ser agendadas para obtenção do cenário completo.

    2. Definir os objetivos

      A definição dos objetivos do Playbook deve ser feita em conjunto com a equipe que executa o processo, pois quando é feita nos moldes “top bottom” surgem muitos questionamentos, certo desconforto e resistências à mudança que pode ser minimizada com a adoção estratégica do modelo “bottom up”.

      Os objetivos devem ser sempre dirigidos para o atendimento das necessidades da empresa (específicos, mensuráveis e realistas).

      Entre os objetivos normalmente aparecem em sua definição os seguintes aspectos:

      • Melhoria da eficiência por meio da padronização de procedimentos;
      • Melhoria dos resultados financeiros (redução de custos);
      • Melhoria da qualidade gerada pelas instruções precisas e consequente redução do número de erros;
      • Melhora da colaboração entre os membros da equipe do processo
      • Facilita o treinamento de novos colaboradores e “job rotation”;
      • Possibilita o monitoramento e rastreamento das atividades e tarefas agilizando a tomada de decisões e correção de rumo.

      No momento de escrever os objetivos é preciso considerar os objetivos que estão sendo estrategicamente adotados e se possível incluí-los com a finalidade de mostrar certa continuidade nos critérios.

      3. Escrever o Playbook

      Ao iniciar a produção do conteúdo do Playbook é preciso considerar que ele será lido e utilizado por uma variedade de pessoas com diferentes níveis de conhecimento, portanto a linguagem deve ser clara, simples e direta.

      O Playbook irá refletir um processo de negócio da empresa, portanto deve ser escrito de acordo com a sequência das atividades e tarefas identificadas e sequenciadas em seu fluxograma.

      Um bom planejamento para escrever o Playbook é necessário e a sequência sugerida a seguir, facilita visualizar como ele será depois de pronto.

      Em todas as etapas de desenvolvimento da escrita é preciso considerar os roteiros existentes, a forma de comunicação, os questionamentos que serão feitos, a qualidade di input recebido como cliente do processo anterior e a qualidade do output oferecido ao cliente (etapa seguinte).

      a) Escrever a apresentação: O Playbook precisa ser apresentado como um documento de orientação, mas em sua apresentação, oferece a oportunidade de apresentar um retrospecto do que já foi feito em relação ao processo que está sendo descrito a história e futuro da empresa.

        É aqui que a empresa mostra quem ela é, o que pretende ser e o que ela está fazendo para chegar aos seus objetivos.

        A apresentação pode mostrar a Visão, Missão e Valores da empresa e descrever o mercado em que atua.

        Também é interessante, neste momento, atribuir as funções e responsabilidades individuais. Os novos contratados e pessoas realocadas reconhecerão as explicações e o que deles é esperado e como seu desempenho será medido.

        b) Elaborar o primeiro sumário: O sumário deve ser feito com base na sequência e etapas do processo, tendo por base o fluxograma. Ele será utilizado como um guia para a produção. O sumário final, com os números das páginas será feito somente depois do Playbook ser finalizado.

          O primeiro sumário pode ser elaborado de acordo com a seguinte sugestão:

          1. INTRODUÇÃO

          1.1 Instruções de uso

          • TÍTULO
            • Subtítulo
            • Subtítulo
            • ……….
          • TÍTULO
            • Subtítulo
            •  
            • Subtítulo
          • …..
          • …..
          • CONCLUSÃO
          • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
          • ANEXOS
          • APÊNDICES

          c) Escrever o conteúdo: Elaborar os textos dos títulos e subtítulos com ilustrações, gráficos, figuras e imagens que apresentem o que está sendo feito detalhadamente em cada uma das tarefas e atividades desenvolvidas.

            O Playbook pode ser elaborado em diversos formatos e editores, mas com o Power Point é possível torna-lo mais atraente. Depois de pronto transforme-o em pdf para que não sofra alterações.

            Também é possível criar o Playbook em plataformas digitais.

            Recomenda-se que o Playbook seja escrito por um conhecedor do processo com a colaboração dos membros da equipe.

            Caso não existam pessoas preparadas para realizar a escrita, recomenda-se a contratação de um consultor ou consultoria, uma vez que a terceirização pode proporcionar a ampliação do ponto de vista e diminuir os riscos.

            Considere que o Playbook é uma compilação de conhecimento e estratégias que garantem o resultado desejado.

            d) Testar o Playbook: Realize testes título a título, durante o desenvolvimento e depois de pronto estabeleça um período de testes antes de sua implementação com a finalidade de verificar se tudo está corretamente descrito e correspondente ao planejamento inicial. Se necessário faça os ajustes.

              Os testes devem demonstrar que o manual permite que os participantes do processo estão aprendendo com o que está escrito e consequentemente uns com os outros. Se isso for constatado o Playbook pode ser considerado um sucesso.

              e) Distribuir o Playbook: É essencial que todos os gestores da empresa recebam o Playbook desenvolvido, mas principalmente os participantes do processo descrito, além de todos os que forem contratados para trabalhar no processo ou remanejados para atuarem nele.

                A distribuição do Playbook pode ser feita de várias maneiras, mas a melhor forma na atualidade é por meio do Sistema de informações da empresa.

                O acesso a demanda de informações, quando o documento está disponibilizado eletronicamente é bem mais ágil do que os documentos impressos e Pdf’s.

                O importante é que o acesso e localização da informação aconteça rapidamente, portanto o documento deve ser dotado de um sistema de pesquisa.

                f) Criar um sistema de avaliação de resultados: Os resultados de um processo precisam ser avaliados a cada etapa, pois se assim não for, os possíveis problemas de uma etapa podem ser ampliados na etapa seguinte e ao final do processo apresentarem resultados bastante levados.

                  Os indicadores de processos ouKPI’s (Key Performance Indicators) precisam ser estipulados para medir os resultados obtidos em cada etapa do processo e devem se concentrar em objetivos específicos de cada estágio.

                  Usualmente os indicadores de resultado de processos adotados em cada etapa do processo, de acordo com suas características são:

                  • Indicador de qualidade;
                  • Indicador de produtividade;
                  • Indicador de lucratividade;
                  • Indicador de turnover;
                  • Indicador de rentabilidade

                  g) Atualizar o Playbook: Os processos e procedimentos adotados nas tarefas e atividades evoluem e aperfeiçoam-se constantemente, seja por meio do maior conhecimento e experiência dos participantes e envolvidos com o processo, seja pela evolução da tecnologia.

                    A atualização deve ser frequente e deve possuir um prazo determinado para a revisão, ou seja, o Playbook deve ter uma agenda predefinida para ser revisado.

                    Para que as revisões se tornem efetivas e de acordo com a realidade vivida durante a execução do processo é interessante criar um sistema de registro de sugestões e observações que possam ser utilizados à época da revisão.

                    Para referenciar este artigo: Rojas, Pablo. Playbook. disponível em: https://wordpress.com/post/pablorojas401.wordpress.com/1624

                    Publicado por PABLO ROJAS

                    Perfil profissional: https://www.linkedin.com/in/pablo-rojas-2ba2a22/ Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/2717815180049391 Facebook: https://www.facebook.com/Int%C3%A9ra-Desenvolvimento-e-Elabora%C3%A7%C3%A3o-de-Material-Did%C3%A1tico-Ltda-206959386138359/