Universidade Corporativa

Uma Universidade corporativa (UC) é um sistema de ensino vinculado a uma empresa pública ou privada e em alguns casos específicos a algumas ONG’S.

É um sistema destinado a ser utilizado como ferramenta estratégica para atender os objetivos estratégicos do negócio.

Pesquisas indicam que no mundo, somente 28% das pessoas que trabalham possuem qualificação adequada para desempenhar suas funções, ou seja, 72% das pessoas não estão qualificadas e isto em todas as áreas.

A universidade tradicional desempenha um importante papel na formação do indivíduo desde que ela consiga criar uma cultura de aprendizado permanente, que não se limite ao universo acadêmico e ao campus universitário.

O ensino ministrado pela universidade tradicional possui objetivos mais abrangentes tais como:

  • Desenvolver competências e habilidades básicas para o mercado de trabalho;
  • Proporcionar aprendizagem focada na formação conceitual e universal;
  • Desenvolver a cultura acadêmica;
  • Transmitir crenças e valores universais;
  • Formar cidadãos competentes para alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

Por outro lado, as UC’s possibilitam e proporcionam uma aprendizagem ativa, onde os estudantes são protagonistas do seu próprio saber, contribuindo de maneira muito mais efetiva para o planejamento estratégico do negócio.

O ensino proporcionado pela UC possui objetivos de aprendizagem específicos e ligados aos interesses e estratégias da empresa na qual os profissionais trabalham, tais como:

  • Alinhar os objetivos e as estratégias da organização com seus funcionários e colaboradores, por meio do desenvolvimento da cultura empresarial, transmissão de crenças e valores;
  • Desenvolver competências e habilidades fundamentais para o sucesso de uma organização, proporcionando aprendizagem focada na prática dos negócios da empresa;
  • Agregar valor à imagem do negócio;
  • Formar cidadãos competentes para alcançar o sucesso da organização e dos seus clientes.
  • Aumentar as vantagens competitivas;
  • Desenvolver novos talentos e lideranças;
  • Estimular um clima corporativo mais saudável por meio do compartilhamento de informações e conhecimentos;
  • Reter bons profissionais;
  • Incentivar postura de autodesenvolvimento e de protagonismo por meio de diferentes formas de aprendizado;
  • Despertar a vocação pelo aprendizado, desenvolvimento individual e capacidade empreendedora;

A UC possui foco nos objetivos da empresa, utilizado para promover o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores e parceiros (funcionários, clientes e fornecedores) de forma que os investimentos nela realizados revertam em benefícios à própria empresa.

Como é operacionalizada uma Universidade Corporativa

Por meio da disponibilização de cursos e soluções de aprendizagem baseados na realidade da organização, virtualmente (ao vivo, on line), presencialmente e por meio de plataformas de ensino a distância (mídias digitais).

Os cursos são de curta duração, possuem horários flexíveis (para que os colaboradores possam aliar os estudos com as suas rotinas produtivas) focados mais na prática do que na teoria.

As UC’s também podem ser estruturadas com metodologias de ensino voltadas também para clientes, fornecedores e parceiros, ainda que seja um modelo menos comum.

Como criar uma Universidade Corporativa

Ao pensar em criar uma UC é preciso considerar o objetivo de sua criação, o valor a ser investido, a quantidade de colaboradores que serão capacitados e os resultados que serão obtidos;

A criação e implementação de uma UC é feita em etapas e a partir do entendimento das características da organização, suas especificidades e sua visão de futuro.

Etapas para implementar uma UC

1ª. Etapa – Analisar o cenário atual da organização

A análise do cenário fornece informações relevantes sobre como deve ser feita a implementação da UC.

A análise permitirá identificar:

  • Os problemas existentes na organização;
  • As dificuldades enfrentadas;
  • As estratégias a serem utilizadas.

Novos aspectos irão surgir a partir do conhecimento proporcionado por esta identificação inicial e estes também precisam passar a serem considerados.

2ª. Etapa – Planejar como funcionará a UC

O planejamento precisa considerar os seguintes aspectos:

  • Quais os cursos que serão ofertados a partir das principais demandas de capacitação, considerando que é importante para a organização.
  • Os cursos serão produzidos e ministrados por terceiros, mas na organização existem responsáveis por cada curso (colaboradores da empresa) que precisam participar da elaboração das trilhas de aprendizagem e do conteúdo de cada um deles para que sejam desenvolvidas as habilidade e competências necessárias.
  • Os cursos serão ministrados on line e presencialmente, sendo que será necessário contratar uma plataforma web para que os funcionários tenham flexibilidade para realizar os cursos ministrados on line e para os cursos presenciais a existência de infraestrutura para treinamentos instalada ou caso não possua a infraestrutura será necessário locar espaço para esta finalidade.

3ª. Etapa – Uso de plataforma de treinamento – WEB

Recomenda-se utilizar plataforma de treinamento gamificada dotada de mobile learning com o uso de microlearning, para promover um nível mais alto de engajamento e aproveitamento entre os seus colaboradores.

4ª. Etapa – Produzir conteúdo relevante para os colaboradores e empresa

Em geral o conteúdo produzido por empresa terceirizada de acordo com a necessidade identificada no planejamento para ser postado em plataforma virtual, blog e direcionado ao participante por meio de e-mail, WhatsApp.

5ª. Etapa – Incentivar os colaboradores a fazerem os cursos disponibilizados pela UC

  • Divulgar a UC para os funcionários e colaboradores e incentiva-los a participarem dos cursos, mostrando os benefícios e recompensas que serão concedidas aos que concluírem os cursos (certificação, bonificações, premiações).
  • Incluir os cursos como obrigatórios para quem deseja estabelecer um plano de carreira.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos profissionais, mensurando resultados (para saber o impacto de cada um deles nas atividades)

Procedimentos indicados:

  • Alinhar as expectativas: conversar com os colaboradores para entender o que eles esperam da universidade corporativa e também pedir feedbacks após a conclusão do curso. A ideia é entender se o conteúdo foi relevante, se a metodologia funcionou e se existe algo que pode ser aprimorado
  • Realizar auto avaliação: é importante que os colaboradores analisem se eles aproveitaram ao máximo a experiência e entendam quais as dificuldades que passaram. Será que o material de apoio foi suficiente ou é preciso investir em outros suportes
  • Analisar de forma técnica: avaliação objetiva se o conteúdo passado foi assimilado e pode ser implementado na prática da rotina operacional
  • Monitorar constantemente: acompanhamento do dia a dia dos colaboradores para analisar se os ensinamentos impactaram positivamente na execução das atividades cotidianas
  • Avaliar em longo prazo: é fundamental que os resultados obtidos não sejam apenas imediatos. É preciso que o conhecimento se perpetue e a evolução seja contínua com o passar do tempo.

O desenvolvimento de competências e aperfeiçoamento das habilidades necessárias para realização com excelência de atividades profissionais relacionadas ao dia a dia da empresa (comercialização de produtos, prestação de serviços, produção) é o grande objetivo.

Publicado por PABLO ROJAS

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