SKILLS

Palavra inglesa Skills, traduzida para a língua portuguesa, significa habilidades.

As habilidades são extremamente importantes para as organizações e o capital humano possuidor dos skills necessários é desejado por todas elas, sejam de grande ou pequeno porte.

As habilidades necessárias ao capital humano, tem sido objeto de estudo desde os anos de 1.600, mais precisamente por meio do filósofo John Locke expressados em suas obras “pensamentos sobre a educação” e “Ensaio acerca do entendimento humano”.

Mais recentemente, tivemos o surgimento de várias denominações para as skills, sendo que as Inner Skills ou habilidades internas, provavelmente são frutos das ideias de John Locke que passaram por refinamento e adaptação às necessidades atuais, pois elas são a base para o desenvolvimento de outros skills.

Os termos Soft skills (1980) e hard skills surgiram a partir do conceito de competência (1970) desenvolvido por David McClelland (1973). Esses termos foram utilizados para descrever as habilidades sociais, emocionais e comportamentais possuídas para cada indivíduo com a finalidade de melhorar as relações entre as pessoas no local de trabalho.

Já em 1973 os termos apareceram em manuais de treinamento das forças armadas dos Estados Unidos com a finalidade de humanizar os militares com a finalidade de prestação de serviços ao cidadão, se torassem mais maleáveis e promovessem uma gestão mais agradável.

A evolução das skills e uma forma de agrupamento tem se desenvolvido nos últimos anos por meio das ideias de alguns estudiosos e autores sobre tema e surgiram terminologias que direcionam para questões que extrapolam a visão e análises usuais: “Superior Skills”, “Deep Skills”, “Shuttle Skills”.

Também surgiram:

  • Essentials skills: Habilidades subjetivas que possuem características não quantificadas como as hard skills: atitude, empatia, liderança, resolução de conflitos, pensamento criativo, resiliência, trabalho em equipe, dentre outras.
  • Light skills: São habilidades que unem levemente soft e hard skills.
  • Multi skills: Conjunto de de habilidades multidisciplinares de um profissional, ou seja, é aquele colaborador que conhece um pouco de tudo, característica fundamental do perfil do trabalhador na era 4.0.
  • Social Skills: Habilidades mais direcionadas na interação e comunicação com os outros. Estão vinculadas ao relacionamento humano. (Estão contidas no grupo das Soft

INNER SKILLS

As Inner Skills são as habilidades interiores ou intrapessoais. Esse é um conceito ainda novo no Brasil, mas nesse mundo em que tudo muda tão rápido, será um assunto cada vez mais relevante no futuro próximo. As empresas estão percebendo a importância de desenvolver os seus profissionais enquanto indivíduos e não apenas enquanto um conjunto de pessoas.

As Inner skills apresentam semelhança a algumas virtudes humanas e visam o desenvolvimento do indivíduo de dentro para fora como acontece em diversas técnicas de desenvolvimento que se utilizam do autoconhecimento.

As Inner skills são responsáveis por possibilitarem o Impulsionamento ou alavancagem de outras competências (hard e Soft skills), pois se utilizam do autoconhecimento para controlar ações e consciência. A partir delas as habilidades de negócios se desenvolvem.

Muitas vezes, por serem habilidades subjetivas e vinculadas ao relacionamento humano alguns autores têm destacado um subgrupo delas e as vem chamando de Social Skills, que são as habilidades mais direcionadas na interação e comunicação com os outros, mas pertencem ao grupo das Soft skills.

Algumas inners skills consideradas essenciais na vida profissional

  • Autoconsciência: Conhecer-se a ponto de perceber, saber e compreender o está sentindo e o impacto em suas ações.
  • Concentração: Habilidade potencializadora de algumas hard skills que exigem foco no que é importante.
  • Consciência: Saber o que é certo e o que é errado e se as ações, atitudes e decisões tomadas estão alinhadas com seus princípios e valores.
  • Desapego: De ideias, coisas materiais e emocionais que trazem estresse e diminuem sua produtividade. É uma competência potencializada pela empatia.
  • Energia pessoal (intensidade): Uso da energia para as prioridades, motivação e   entusiasmo direcionados para obtenção de resultados positivos e desejados.s ações que poderão impactar positivamente o desempenho pessoal e o alcance dos resultados desejados.
  • Equilíbrio e Temperança: Ponderar e equilibrar a intensidade aplicada às ações, pensamentos e preocupações, seja com a vida pessoal ou profissional sem abrir mão de valores e princípios ao tomar decisões.
  • Gratidão: Receber e acolher positivamente o bem, mesmo nas situações adversas. Ter gratidão com as situações que acontecem e entender que tudo tem seu momento adequado. Ser grato pela vida, oportunidades e aprendizados, mesmo que dolorosos.
  • Percepção: Capacidade, muitas vezes subjetiva, de fazer a leitura e interpretação das situações e do ambiente. Também tem a ver com a capacidade de buscar a percepção genuína das intenções do outro, sem julgamentos enviesados.

Outras possíveis Inner Skills

Abandonar sistemas de crenças que prejudica;
Autodesenvolvimento;
Autoestima;
Auto liderança;
Automotivação;
Auto realização;
Bom acesso à memória;
Bom senso e coerência;
Compaixão;
Coragem;
Discernir o importante do menos importante;
Disciplina;
Entusiasmo; 
Felicidade;
Força de vontade;
Honestidade e ética;
Intuição;
Mudança de atitudes;
Obter insights e gerar ideias;
Ouvir empaticamente;
Paixão;
Percepção de necessidades do corpo;
Persistência;
Resiliência;
Responsabilidade pessoal;
Revisão de mentalidades;
Tomada de decisão consciente.  

As empresas podem estimular as Inner Skills nos colaboradores

Apesar de não ser uma tarefa fácil as empresas precisam investir no desenvolvimento das skills necessária ao seu capital humano, pois as demandas são intrapessoais. Cada pessoa exige atenção especifica, pois, a necessidade de desenvolvimento é pessoal e não coletiva.

Em algumas situações práticas coletivas podem refletir individualmente, tais como cuidados com a saúde mental dos colaboradores, qualidade de vida e projeto de vida.

O papel das Inner Skills na liderança 

Empresas e lideranças podem e devem incentivar o desenvolvimento das Inner Skills, pois quando os colaboradores estão fortalecidos internamente elas impulsionam mudanças a favor do seu trabalho e dos negócios. 

A liderança precisa ter cuidado redobrado na avaliação do comportamento das pessoas que integram a equipe e preferencialmente, contratar um profissional experiente para avaliar as inners skills necessárias a cada indivíduo.

A principal função então é de criar um espaço propício para o autoconhecimento das pessoas colaboradoras, oferecendo ferramentas que ajudem no desenvolvimento das habilidades de Inner Skills.

A Síndrome de Burnout, distúrbio emocional ocasionado pela sobrecarga de trabalho, é um exemplo de problema que pode ser vencido ou evitado pelas pessoas que desenvolveram suas Inner Skills. Muitas vezes é o pouco autoconhecimento e a baixa capacidade de identificar limites que fazem com que as pessoas tenham rotinas exaustivas de trabalho. 

Nesse sentido, as Inner Skills ajudam as pessoas a terem entendimento próprio de como gerir o trabalho de forma saudável e com menos ansiedade e estresse. 

HARD SKILLS

As Hard Skills são as habilidades técnicas e tecnológicas, como o domínio de uma ferramenta ou o conhecimento sobre alguma metodologia específica. Elas são mais fáceis de serem treinadas e avaliadas no processo seletivo do que as demais.

As Hard são competências técnicas como graduação, pós-graduação, curso de idiomas, Excel, Word, entre outros cursos técnicos. 

SOFT SKILLS

As Soft Skills são habilidades sociocomportamentais e típicas da interação dos profissionais com outras pessoas e com o entorno, como trabalhar em equipe ou empreender projetos em ambientes desafiadores. Estas são mais difíceis de serem desenvolvidas e analisadas pois precisam de alguma convivência, uma conversa mais profunda ou mesmo atividades dinâmicas durante o processo seletivo.

As habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas a partir da adoção das seguintes estratégias:

  1. Incentive o autoconhecimento. …
  2. Invista nas habilidades individuais. …
  3. Realize eventos e palestras. …
  4. Promova o networking. …
  5. Tenha um programa de reconhecimento. …
  6. Desenvolva um ambiente adequado. …
  7. Estabeleça uma cultura de feedback. …
  8. Promova o desenvolvimento de carreira.

Para referenciar este artigo: Rojas, Pablo. SKILLS. Disponível em: <https://wordpress.com/post/pablorojas401.wordpress.com/1650&gt;

Publicado por PABLO ROJAS

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